Grupo Quaternaglia lota auditório do CPM com apresentação eclética
Grupo Quaternaglia lota auditório do CPM com apresentação eclética
Com um repertório eclético, o grupo paulista Quaternaglia se apresentou na noite desta quarta-feira (22) pela primeira vez no palco do Auditório Cussy de Almeida, no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). O lugar estava lotado e o público esperava com ansiedade o início da apresentação. O repertório contemplou composições desde Paulo Bellinati até Marco Pereira, passando por outros nomes importantes da música brasileira.
Na estrada há mais de 25 anos e formado pelos violonistas, Fábio Ramazzina, Chrystian Dozza, Sidney Molina e Thiago Abdalla, o grupo tem sido reconhecido como um dos mais importantes quartetos da atualidade por ter uma grande contribuição na ampliação dos repertórios brasileiros. Antes da apresentação começar, o violonista Sidney Molina falou sobre a expectativa da apresentação. “Pernambuco é um estado acima da média em termos de cultura. A apresentação de hoje trará ao público uma diversidade de elementos que compões as músicas brasileiras. Hoje será um concerto muito diversificado, com peças que abordam o baião, o maracatu, além do clássico”.

Foto: Alyne Pinheiro/SEE
Além das famosas obras de Paulo Bellinati e Almeida Prado, e outros compositores brasileiros, o Quaternaglia apresenta canções exclusivamente escritas para sua formação – que utiliza três violões de seis cordas e um de sete cordas – como a Canção sem fim para sons sem palavras, de Sérgio Molina, Kirsten-toada, de João Luiz, um ex-integrante do grupo, e a peçaSobre um tema de Gismonti, do violonista do quarteto, Chrystian Dozza.
Após o show, o estudante de piano do Conservatório Pernambucano de Música (CPM) Guilherme Pereira, 17 anos, contou o que achou da apresentação. “O que mais me chamou atenção foi o repertório diversificado que eles têm. Eles trabalham muito o regional, a essência da música. Essa característica mostra bem como eles tem paixão pela raiz”, avaliou.
LEIA MAIS
Projeto Diálogos Musicais – Terezinha do Acordeon
Leia Mais
Grupo ‘De igual para igual’ leva música e inclusão ao Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio
Leia Mais
Semana da Música 2024 – Programação
Leia Mais

Semana Internacional do Clarinete de Pernambuco
Leia Mais