PERGUNTAS FREQUENTES

A cada semestre são abertas inscrições para novos alunos. As datas para inscrição são sempre previstas para os meses de novembro/dezembro e junho/julho. Para se inscrever, o candidato poderá acessar o site:
https://www.conservatorio.pe.gov.br/processo-seletivo/ escolher a categoria adequada parta o seu perfil de estudante e ler o edital, para saber as vagas disponíveis e disposições gerais sobre os cursos pretendidos.
Aceitamos alunos que no primeiro dia de aula (previsto em calendário acadêmico) tenham sete anos de idade
completos.
Não temos limite de idade.
Quem não tem conhecimentos musicais, poderá participar dos processos seletivos. De 7 a 17 anos, acontecem por sorteio ou teste, primeiro as vagas são ocupadas por teste e as remanescentes, ocupadas por sorteio. Adultos iniciantes também podem se inscrever para o curso de extensão, as vagas são ocupadas somente por teste/entrevista, caso existam mais vagas do que candidatos, as vagas poderão ser ocupadas por pessoas sem conhecimento.
O candidato poderá se inscrever para o curso de extensão e será submetido a um teste e entrevista. Caso seja classificado, poderá se matricular.
O candidato poderá se inscrever e será submetido a um teste e entrevista. Caso seja classificado, poderá se matricular.
O candidato poderá se matricular, mas terá um prazo para adquirir o instrumento pretendido.
Para se inscrever o candidato precisará declarar informações que dizem respeito aos seus responsáveis.
Os cursos do Conservatório são: Iniciação Musical (7 a 17 anos), Curso Preparatório (continuação da Iniciação Musical), Curso Técnico (conhecimentos intermediários em teoria, solfejo e instrumento), NEMUSI (Núcleo de Educação Musical Inclusiva - Estudantes do CPM com transtornos ou deficiências) e Curso de Extensão para adultos (apenas aula de instrumento uma vez por semana)
Não. Contudo, sendo estudante de um dos cursos regulares, é possível cursar um instrumento complementar, desde que haja oferta de vagas.
O candidato terá que se matricular no turno que escolheu no momento da inscrição. Caso precise modificá-lo, poderá fazê-lo a partir do segundo semestre cursado, observando o prazo para modificações previsto em calendário acadêmico.
Quando for verificado que o candidato realizou mais de uma inscrição, só será válida a última.
Para retornar ao Conservatório, o aluno trancado deverá pedir reintegração através de requerimento, no período divulgado no calendário acadêmico. O não cumprimento dos prazos implicará em PERDA DE VÍNCULO com o Conservatório e seu retorno se dará através de nova inscrição, participando de novo processo seletivo (sorteio ou teste). Vale salientar que só é permitido realizar dois trancamentos semestrais.
Infelizmente não. O ex-aluno que perdeu seu vínculo com o CPM terá de realizar nova inscrição.

CALENDÁRIO

maio 2024
D S T Q Q S S
« out    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031