GRUPOS REPRESENTATIVOS

Desde sua fundação, vários grupos formados no Conservatório Pernambucano de Música levaram ao público música de qualidade muito bem interpretada. Dos diversos grupos corais à Orquestra Armorial de Câmera de Pernambuco e à Orquestra de Cordas Dedilhadas, diversos foram os conjuntos que divulgaram o nome do Conservatório no Brasil e no mundo. Um grupo representativo busca não apenas a execução musical de qualidade, mas a pesquisa da linguagem musical e o aperfeiçoamento técnico dos integrantes, além de ser um incentivo e experiência profissional aos alunos em estágio técnico mais avançado.

SaGRAMA

SaGRAMA

O SaGRAMA foi criado em 1995 no Conservatório Pernambucano de Música e tem 8 discos gravados e vendidos dentro e fora do país. O grupo gravou a trilha sonora original do filme “O AUTO DA COMPADECIDA” do escritor Ariano Suassuna e direção geral de Guel Arraes. Em 2013, através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco, realizou turnê internacional se apresentando em diversas cidades da França e Bélgica. Em 2014 o SaGRAMA esteve em turnê nacional com a cantora Elba Ramalho, Quarteto Encore, o baterista Tostão Queiroga e os sanfoneiros Beto Hortis e Marcelo Caldi, patrocinada pela NATURA MUSICAL, nas cidades de Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Recife. No final de 2015, aconteceu o lançamento nacional do DVD e CD deste projeto, intitulado “Cordas, Gonzaga e Afins”. Neste ano de 2016, este referido projeto arrematou dois importantes prêmios no “27º PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA” na categoria regional: MELHOR ÁLBUM - “Cordas, Gonzaga e Afins”, produtores Sérgio Campelo e Tostão Queiroga e MELHOR CANTORA - Elba Ramalho. O CD deste referido projeto, teve recentemente indicação para o prêmio internacional “GRAMMY LATINO”, na categoria Música de Raízes.

FORMAÇÃO
Sérgio Campelo Flautas (direção artística)
Frederica Bourgeois Flautas
Crisóstomo Santos Clarinetes
Cláudio Moura Viola nordestina (co-direção)
Aristide Rosas Violão
João Pimenta Contrabaixo
Antônio Barreto Marimba, Vibrafone e Percussão
Tarcísio Resende Percussão
Hugo Medeiros Percussão

DISCOGRAFIA
SaGRAMA (1998 - Selo LG - PE).
ENGENHO (1999 - Selo LG - PE).
O AUTO DA COMPADECIDA - TRILHA SONORA (2000 - Selo Natasha - RJ).
TÁBUA DE PIRULITO (2002 - Selo LG - PE).
BRASIL IMPÉRIO NA TV - TRILHA SONORA (2002 - Selo LG - PE).
TENHA MODOS (2007 - Selo LG - PE).
CHÃO BATIDO, PALCO, PICADEIRO (2008 – Selo Humaitá – RJ / 2010 – Biscoito Fino - RJ).
CORDAS, GONZAGA E AFINS (CD e DVD, 2015 - Selo Coqueiro Verde - RJ).

Acesse o vídeo no youtube:
youtube-icon

 

Allegretto

Allegretto

O ALLEGRETTO teve origem em 1996 a partir da classe de Prática de Conjunto de Flauta Doce do Conservatório Pernambucano de Música. Tem como meta o estudo e a interpretação da música antiga entre os períodos medieval, renascentista e barroco, abrangendo repertório dos séculos XIII ao XVII. Sendo um grupo instrumental e vocal de Música Antiga em seus concertos utiliza cópias de instrumentos de época como: flautas doces renascentistas e barrocas, alaúde, vihuela e guitarra renascentista, viola da gamba, krummhorn e instrumentos de percussão além de contar com um quarteto vocal misto e desde agosto de 2010 incluiu a dança renascentista nos concertos. Compondo a estética visual e cênica faz uso de figurino/indumentária que reporta aos períodos interpretados.
FORMAÇÃO
Alberto Guerra - Direção Musical e Artística e Percussão
Boás Ribeiro - Barítono
Diomeres Santana - Flautas Doce e Percussão
Guilherme Calzavara - Alaúde, Vihuela e Guitarra Renascentista
Ivan Ferreira - Tenor
Jonas De Araújo - Viola da Gamba
Kedma Johnson - Violino
Leonardo Tavares - Flautas doce
Marta Gondim - Viola da Gamba
Suênya Mota - Soprano
Toninho Miranda - Ator

Acesse o vídeo no youtube:
youtube-icon

 

Orquestra Retratos do Nordeste

Orquestra Retratos do Nordeste

A Orquestra Retratos do Nordeste é um grupo de câmara com instrumentos populares inspirado no Movimento Armorial e na Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, grupo criado nos anos 1980 no Conservatório Pernambucano de Música. A formação, com naipes de bandolins, bandolas, bandoloncelos, violas de 10 cordas, mais violão de oito cordas, cavaquinho, contrabaixo acústico e percussão, emula uma orquestra de cordas, sendo, um verdadeiro laboratório para pesquisas estéticas e estilísticas dos compositores, arranjadores e músicos participantes. O grupo, que lançou em 2012 seu primeiro CD “De Sol a Sol”, vem se apresentando nos principais palcos do estado e do Brasil ao lado de grandes artistas e músicos conhecidos nacional e internacionalmente.

Acesse o vídeo no youtube:
youtube-icon

CALENDÁRIO

outubro 2017
D S T Q Q S S
« set    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031