Encontro da Prática Instrumental do Frevo tem início nesta terça-feira (01)

Encontro da Prática Instrumental do Frevo tem início nesta terça-feira (01)

Teve início, nesta terça-feira (1º), o III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A abertura coincidiu com os 87 anos da criação do conservatório e contou com a exibição do documentário “Sete Corações”, um registro do amor ao frevo e do processo de criação dos maestros Clóvis Pereira, Duda, Guedes Peixoto, Ademir Araújo, Zé Menezes, Edson Rodrigues e Nunes. A programação segue durante essa semana com oficinas, lançamento de livro, shows e mesa redonda. Todos os eventos têm entrada gratuita e acontecem no Estúdio/Auditório Cussy de Almeida, na sede da escola, situada na Avenida João de Barros, 594, bairro de Santo Amaro.

Créditos: Gil Menezes

Antes da exibição do documentário, a diretora do CPM, Rose Hazin, acompanhada pelo professor Nino, deu as boas-vindas e falou sobre a programação do evento para o público presente, que lotou o auditório. “O frevo é patrimônio imaterial da humanidade, decretado desde 2012, e a gente quer perpetuar e divulgar esse ritmo que é tão nosso. Por isso estamos trazendo ele para a academia, para o conservatório, com esse intuito de atrair adeptos e de ensinar a técnica que é tão própria desse ritmo nosso”, disse Hazin. “Esse debate com os mestres maestros de frevo, que começa após a exibição do filme ‘Sete Corações’, é o destaque da programação, essa oportunidade de pegar o depoimento deles e enriquecer o festival”, concluiu.

Créditos: Gil Menezes

A ideia do documentário partiu de outro grande maestro do Estado, Spok, que sentia uma carência de registros desses importantes mestres da cultura pernambucana. “Precisamos de mais e mais encontros como esse que o conservatório já faz há três anos. É muito importante essa possibilidade de unir gerações, como hoje, com a exibição do filme e com a presença de mestres vivos do frevo, participando de um bate-papo, além da prática da escola, da linguagem. A cada dia mais músicos se interessam pela história, pelo sotaque, pela verdade de sua própria alma. Eu alcancei uma geração que não necessariamente estudava frevo todo dia, e hoje temos o Paço do Frevo, que todos os dias tem aula de dança, de música, um lugar lindo e digno para se estudar o frevo. E o conservatório com essa atitude só faz aumentar a quantidade e os tamanhos das janelas para as novas e as já experientes gerações”, relatou.

O maestro Ademir Araújo também enalteceu a iniciativa do CPM. “Primeiro, gostaria de congratular o trabalho do conservatório, isso para nós é como um renascer, e temos a felicidade de estar aqui, uma oportunidade que outros não tiveram. E o frevo continua!”, falou. A opinião do mestre foi corroborada por dois estudantes de música presentes ao evento. “Eu já toco saxofone em uma orquestra de frevo em Olinda, chamada ‘Villa-Lobos’, e foi muito proveitoso para aprender sobre a história do ritmo, havia músicas que eu tocava e não sabia de quem eram e aprendi agora vendo o documentário”, confessou Tarcísio de França, 26 anos. Irandir Alves, 27 anos, já conhecia o evento de edições anteriores. “Esse é meu segundo ano participando do encontro. Toco trompete na orquestra de frevo ‘Conexão Popular’ e sempre procuro essa experiência com a nossa cultura para saber mais sobre a história dos mestres e enriquecer o meu trabalho”, disse. Este primeiro dia de evento contou ainda com a apresentação da Orquestra de Frevo do CPM Maestro Duda, regida pelo professor Nino.

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

CPM abre processo seletivo para Cursos Técnicos 2024.1

No dia 27 de outubro de 2023, o Conservatório Pernambucano de Música publica o edital do Processo Seletivo para o ...
Leia Mais
/ Notícias

CPM realizará show em alusão ao Dia do Choro no Teatro de Santa Isabel

CPM realizará show em alusão ao Dia do Choro no Teatro de Santa Isabel Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

CPM realiza terceira edição do projeto Mulheres na Música: Precisamos tocar nesse assunto

CPM realiza terceira edição do projeto Mulheres na Música: Precisamos tocar nesse assunto Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

ESTUDANTES VETERANOS E NOVATOS DO CPM

ESTUDANTES VETERANOS E NOVATOS DO CPM Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias