Encontro da Prática Instrumental do Frevo tem início nesta terça-feira (01)

Encontro da Prática Instrumental do Frevo tem início nesta terça-feira (01)

Teve início, nesta terça-feira (1º), o III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). A abertura coincidiu com os 87 anos da criação do conservatório e contou com a exibição do documentário “Sete Corações”, um registro do amor ao frevo e do processo de criação dos maestros Clóvis Pereira, Duda, Guedes Peixoto, Ademir Araújo, Zé Menezes, Edson Rodrigues e Nunes. A programação segue durante essa semana com oficinas, lançamento de livro, shows e mesa redonda. Todos os eventos têm entrada gratuita e acontecem no Estúdio/Auditório Cussy de Almeida, na sede da escola, situada na Avenida João de Barros, 594, bairro de Santo Amaro.

Créditos: Gil Menezes

Antes da exibição do documentário, a diretora do CPM, Rose Hazin, acompanhada pelo professor Nino, deu as boas-vindas e falou sobre a programação do evento para o público presente, que lotou o auditório. “O frevo é patrimônio imaterial da humanidade, decretado desde 2012, e a gente quer perpetuar e divulgar esse ritmo que é tão nosso. Por isso estamos trazendo ele para a academia, para o conservatório, com esse intuito de atrair adeptos e de ensinar a técnica que é tão própria desse ritmo nosso”, disse Hazin. “Esse debate com os mestres maestros de frevo, que começa após a exibição do filme ‘Sete Corações’, é o destaque da programação, essa oportunidade de pegar o depoimento deles e enriquecer o festival”, concluiu.

Créditos: Gil Menezes

A ideia do documentário partiu de outro grande maestro do Estado, Spok, que sentia uma carência de registros desses importantes mestres da cultura pernambucana. “Precisamos de mais e mais encontros como esse que o conservatório já faz há três anos. É muito importante essa possibilidade de unir gerações, como hoje, com a exibição do filme e com a presença de mestres vivos do frevo, participando de um bate-papo, além da prática da escola, da linguagem. A cada dia mais músicos se interessam pela história, pelo sotaque, pela verdade de sua própria alma. Eu alcancei uma geração que não necessariamente estudava frevo todo dia, e hoje temos o Paço do Frevo, que todos os dias tem aula de dança, de música, um lugar lindo e digno para se estudar o frevo. E o conservatório com essa atitude só faz aumentar a quantidade e os tamanhos das janelas para as novas e as já experientes gerações”, relatou.

O maestro Ademir Araújo também enalteceu a iniciativa do CPM. “Primeiro, gostaria de congratular o trabalho do conservatório, isso para nós é como um renascer, e temos a felicidade de estar aqui, uma oportunidade que outros não tiveram. E o frevo continua!”, falou. A opinião do mestre foi corroborada por dois estudantes de música presentes ao evento. “Eu já toco saxofone em uma orquestra de frevo em Olinda, chamada ‘Villa-Lobos’, e foi muito proveitoso para aprender sobre a história do ritmo, havia músicas que eu tocava e não sabia de quem eram e aprendi agora vendo o documentário”, confessou Tarcísio de França, 26 anos. Irandir Alves, 27 anos, já conhecia o evento de edições anteriores. “Esse é meu segundo ano participando do encontro. Toco trompete na orquestra de frevo ‘Conexão Popular’ e sempre procuro essa experiência com a nossa cultura para saber mais sobre a história dos mestres e enriquecer o meu trabalho”, disse. Este primeiro dia de evento contou ainda com a apresentação da Orquestra de Frevo do CPM Maestro Duda, regida pelo professor Nino.

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Confira a programação de Dezembro

Confira a programação de Dezembro ...
Leia Mais
/ Eventos

CPM realiza cantata natalina neste fim de semana

CPM realiza cantata natalina neste fim de semana ...
Leia Mais
/ Notícias

Palácio do Campo das Princesas recebe o Grupo Allegretto

Palácio do Campo das Princesas recebe o Grupo Allegretto ...
Leia Mais
/ Notícias

Música no Palácio traz Grupo Allegretto neste domingo (03)

Música no Palácio traz Grupo Allegretto neste domingo (03) ...
Leia Mais
/ Notícias