Oficinas sobre frevo são ministradas no CPM

Oficinas sobre frevo são ministradas no CPM

No Conservatório Pernambucano de Música (CPM), esta quarta-feira (02) foi de aprendizados sobre o frevo. O equipamento promoveu oficinas de percussão, orquestração, trombone, trompete e prática orquestral, todas ministradas por músicos renomados do Estado. As aulas fazem parte da programação do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo do CPM.

As oficinas acontecem até a próxima sexta-feira (04), e em cada uma delas, cerca de 20 músicos – de iniciantes a profissionais – se inscreveram. Eles estão aprendendo sobre o instrumento e como ele se expressa no ritmo.  “É muito bom quando o Conservatório cria um evento como este, principalmente sobre um ritmo que é nosso. Os alunos mostram bastante interesse, e isso, pra gente, que é músico profissional, é maravilhoso. Valoriza o frevo e valoriza quem faz a música”, disse o maestro Adelson Pereira, que ministrou a oficina de percussão do evento.

Imagens: Gil Menezes

Rafael da Silva é baterista de uma orquestra e participou como aluno da oficina de percussão. Ele toca músicas populares brasileiras em repertórios de casamentos e outros eventos no Estado, e revela que o frevo é um ritmo pouco pedido e pouco valorizado nas festas. “Infelizmente a gente ainda tem pouco contato com o frevo. Temos até referências, mas não temos informações sobre o ritmo. O frevo mexe com a gente pela sua riqueza. A oficina me ajudou bastante, e agora quero aprender muito mais sobre o estilo”, disse.

Ao final das oficinas, todos os participantes ganharão certificado de participação. A programação deste segundo dia contou também com as apresentações das Orquestras Experimental da UFPE, sob a regência de Nilson Amarante, e Acadêmica do Paço do Frevo.

Confira a programação do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

Dia 03/08
9h às 12h – Oficinas;
14h às 17h – Prática Orquestral com Maestro Spok;
18h – Orquestra Quebramar;
19h – Lançamento do livro “Arranjando Frevo-de-rua”, do professor Marcos FM;
19h30 – Quinteto Spok e convidados.
Dia 04/08
9h às 12h – Oficinas;
14h às 17h – Mesa redonda: “Caminhos do Frevo – passado, presente e futuro”. Participantes: Maestro Duda, Maestro Ademir Araújo, Maestro Edson Rodrigues, Maestro Spok, Getúlio Cavalcanti, Jota Michilis, Marcos FM e Henrique Albino. Mediador: Professor Doutor Leonardo Saldanha.
19h – Duda e sua Orquestra (Regência: Maestro Duda).

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Música no Palácio recebe o Grupo Instrumental Brasil

Música no Palácio recebe o Grupo Instrumental Brasil ...
Leia Mais
/ Notícias

Palco Para Todos recebe a pianista Suzi Magalhães

Palco Para Todos recebe a pianista Suzi Magalhães ...
Leia Mais
/ Notícias

Edital disponível para cursos de Iniciação Musical e Curso Livre

Edital disponível para cursos de Iniciação Musical e Curso Livre ...
Leia Mais
/ Notícias

Pianista Grace Smith-Alves lança CD no Projeto Quartas Musicais

Pianista Grace Smith-Alves lança CD no Projeto Quartas Musicais ...
Leia Mais
/ Notícias