Oficinas sobre frevo são ministradas no CPM

Oficinas sobre frevo são ministradas no CPM

No Conservatório Pernambucano de Música (CPM), esta quarta-feira (02) foi de aprendizados sobre o frevo. O equipamento promoveu oficinas de percussão, orquestração, trombone, trompete e prática orquestral, todas ministradas por músicos renomados do Estado. As aulas fazem parte da programação do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo do CPM.

As oficinas acontecem até a próxima sexta-feira (04), e em cada uma delas, cerca de 20 músicos – de iniciantes a profissionais – se inscreveram. Eles estão aprendendo sobre o instrumento e como ele se expressa no ritmo.  “É muito bom quando o Conservatório cria um evento como este, principalmente sobre um ritmo que é nosso. Os alunos mostram bastante interesse, e isso, pra gente, que é músico profissional, é maravilhoso. Valoriza o frevo e valoriza quem faz a música”, disse o maestro Adelson Pereira, que ministrou a oficina de percussão do evento.

Imagens: Gil Menezes

Rafael da Silva é baterista de uma orquestra e participou como aluno da oficina de percussão. Ele toca músicas populares brasileiras em repertórios de casamentos e outros eventos no Estado, e revela que o frevo é um ritmo pouco pedido e pouco valorizado nas festas. “Infelizmente a gente ainda tem pouco contato com o frevo. Temos até referências, mas não temos informações sobre o ritmo. O frevo mexe com a gente pela sua riqueza. A oficina me ajudou bastante, e agora quero aprender muito mais sobre o estilo”, disse.

Ao final das oficinas, todos os participantes ganharão certificado de participação. A programação deste segundo dia contou também com as apresentações das Orquestras Experimental da UFPE, sob a regência de Nilson Amarante, e Acadêmica do Paço do Frevo.

Confira a programação do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

Dia 03/08
9h às 12h – Oficinas;
14h às 17h – Prática Orquestral com Maestro Spok;
18h – Orquestra Quebramar;
19h – Lançamento do livro “Arranjando Frevo-de-rua”, do professor Marcos FM;
19h30 – Quinteto Spok e convidados.
Dia 04/08
9h às 12h – Oficinas;
14h às 17h – Mesa redonda: “Caminhos do Frevo – passado, presente e futuro”. Participantes: Maestro Duda, Maestro Ademir Araújo, Maestro Edson Rodrigues, Maestro Spok, Getúlio Cavalcanti, Jota Michilis, Marcos FM e Henrique Albino. Mediador: Professor Doutor Leonardo Saldanha.
19h – Duda e sua Orquestra (Regência: Maestro Duda).

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Bandas de PE passa por Sairé com oficinas de música

Bandas de PE passa por Sairé com oficinas de música ...
Leia Mais
/ Notícias

Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 anos no Teatro Santa Isabel

Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 anos no Teatro Santa Isabel ...
Leia Mais
/ Notícias

CPM encerra 3ª edição do Encontro pernambucano da prática instrumental do Frevo

CPM encerra 3ª edição do Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo ...
Leia Mais
/ Notícias

Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo ...
Leia Mais
/ Notícias