Casa cheia em mais uma edição do Música no Palácio
Casa cheia em mais uma edição do Música no Palácio
O domingo (19) foi de música no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. No salão de entrada do prédio, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) realizava mais uma edição do Projeto Música no Palácio. Não eram nem 10 horas da manhã – horário marcado para início da apresentação – e todas as cadeiras já estavam ocupadas. A plateia, formada por pessoas de idades variadas, aguardavam o início do show do Grupo All’Opera, escalado para a edição do projeto deste domingo.
O grupo, que tem pouco mais de um ano de estrada, surgiu com a proposta de aproximar a música erudita do público recifense, através de uma cênica mais atual, trazendo elementos e acessórios do cotidiano. Para Ciel Santos, diretor artístico do grupo, é maravilhoso saber que projetos como o Música no Palácio dão espaço para a música erudita. “Às vezes, a gente estuda tanto dentro de um conservatório, de uma Universidade, e não tem onde se apresentar. Esse também foi o intuito do grupo, fazer algo para abrir as portas para este estilo de música”, ressalta.

Foto: Alyne Pinheiro/SEE
Para o show, o grupo preparou um repertório especial para a apresentação com um setlist formada por trechos de grandes óperas pertencentes a períodos históricos distintos. “Trouxemos um repertório bem didático, a gente pegou algumas peças de vários períodos da Ópera – desde o Barroco até a música moderna – para mostrar as diferenças de estilos e temas que eram abordados no decorrer da história da Ópera”, conta Ciel.
Com um tom humorístico, mas sem perder a real essência real da música erudita, o All’Opera conseguiu prender a atenção de todos os presentes, inclusive as crianças, que fixaram os olhares nos acessórios coloridos e nas interpretações dos oito músicos que compõem o grupo. “Eu achei sensacional a forma que eles se apresentaram. Eles encontraram uma forma de aproximar a Ópera das pessoas sem fugir da seriedade da música. Estava pedalando, de passagem, quando escutei uma das apresentações e chamou minha atenção”, diz o aposentado José Ricardo. Ele, aliás, não conhecia o Música no Palácio. “Primeira vez que tomo conhecimento do projeto e gostei muito da proposta de oferecer música de qualidade ao público do Recife, ainda mais com os shows sendo realizados aqui no Palácio”, completa.
LEIA MAIS
Projeto Diálogos Musicais – Terezinha do Acordeon
Leia Mais
Grupo ‘De igual para igual’ leva música e inclusão ao Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio
Leia Mais
Semana da Música 2024 – Programação
Leia Mais

Semana Internacional do Clarinete de Pernambuco
Leia Mais