Emoção marca audições no PGM Musical

Emoção marca audições no PGM Musical

Emoção, nervosismo, olhar atento e concentração. Esses foram os sentimentos que marcaram as audições do Programa Ganhe o Mundo Musical, ocorridas na última sexta-feira (17), no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Foram selecionados para o exame 40 estudantes dos municípios de Caruaru, Garanhuns, Vitória, Nazaré da Mata, Palmares, Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Floresta, Recife e Região Metropolitana. O resultado dos 10 aprovados será divulgado no dia 04 de abril. Essa foi a última etapa do processo seletivo do Programa.

No canto, os estudantes optaram por músicas de todos os ritmos, nacionais e internacionais. Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Quintino Bocaiuva, localizada em Camocim de São Felix, a estudante Ingrid Larissa dos Santos, de 16 anos, cantou a música gospel “Quando eu chorar”, de Bianca Karla, e ficou emocionada. “Escolhi essa música para cantar na audição porque ela mexe comigo, é uma música especial. Estar nessa disputa já é uma vitória, mas quero muito ir para o intercâmbio porque sei que isso vai mudar a minha vida e, com certeza, voltarei outra pessoa”, declara.

No contrabaixo acústico, o estudante Alexandre Vinícius, de 14 anos, aluno da EREM Albertina da Costa Soares, localizada em Ipojuca, também estava nervoso, coração acelerando com a aproximação da sua apresentação. “Estou muito ansioso, é uma coisa que todo músico sonha, estudar música em outro país, conhecer novos músicos, esse é meu maior sonho”, fala. Alexandre toca na Orquestra Criança Cidadã há dois anos e escolheu para audição a música de Benedito Marcilo, Sonata In E Minor.

Foto: Alyne Pinheiro/SEE

Também membro da Orquestra Criança Cidadã e estudante da EREM Albertina da Costa Soares, Alessandra Maria da Silva, de 15 anos, não continha a euforia. “É muita emoção para o meu coração, é uma chance única, não sei dizer realmente o que estou sentindo. Me apaixonei pelo violoncelo desde a primeira vez que eu vi e, depois que aprendi a tocar, não larguei mais. Faz parte da minha vida e quero me aperfeiçoar através do intercâmbio”. Alessandra apresentou no violoncelo a música “Dança das Bruxas”, de Nicolo Paganini.

Os estudantes e a comissão técnica que participavam da seleção tiveram um momento de contemplação, com a apresentação do pós-intercambista do PGM Musical Renan Silva (instrumento: Trompa de Harmonia). Ele esteve na audição também para contar aos demais estudantes sua experiência durante o intercâmbio no Canadá, em 2016. “É sempre bom trocar experiência e ouvir um pouco da história de quem já esteve lá (no Canadá). Muitos estudantes conversaram comigo, curiosos para saber sobre o dia a dia”, disse.

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

CPM abre processo seletivo para Cursos Técnicos 2024.1

No dia 27 de outubro de 2023, o Conservatório Pernambucano de Música publica o edital do Processo Seletivo para o ...
Leia Mais
/ Notícias

CPM realizará show em alusão ao Dia do Choro no Teatro de Santa Isabel

CPM realizará show em alusão ao Dia do Choro no Teatro de Santa Isabel Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

CPM realiza terceira edição do projeto Mulheres na Música: Precisamos tocar nesse assunto

CPM realiza terceira edição do projeto Mulheres na Música: Precisamos tocar nesse assunto Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

ESTUDANTES VETERANOS E NOVATOS DO CPM

ESTUDANTES VETERANOS E NOVATOS DO CPM Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias