Hamiltom de Holanda abre festival de música em comemoração ao Dia Nacional do Choro
Hamiltom de Holanda abre festival de música em comemoração ao Dia Nacional do Choro
O bandolinista Hamilton de Holanda abriu, nesta quinta-feira (11), o festival de música em comemoração ao Dia Nacional do Choro, no Teatro de Santa Isabel, no Recife. A atração fez parte das comemorações do gênero, que há 10 anos são promovidas pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Nesta edição, o bandolinista pernambucano Rossini Ferreira foi o grande homenageado. O evento tem como objetivo ampliar o interesse do público, capacitando músicos profissionais e amadores. Até o próximo domingo (14), haverá workshops, oficinas e apresentações com entrada gratuita, no CPM.
A abertura das comemorações contou ainda com participação especial da Orquestra Matéria Prima e da cantora pernambucana Dalva Torres. No repertório, músicas consagradas como Ansiedade e Lembranças do Recife, de Rossini Ferreira e Capricho de Rafael e Balaio, de Hamilton de Holanda, que também fez uma apresentação solo.
Hamilton de Holanda tem 41 anos – sendo 36 de carreira – e carrega na bagagem a fusão do incentivo familiar com o bacharelado em composição pela Universidade de Brasília (UnB) e a prática das rodas de choro e samba. Essa identidade o permite transitar com tranquilidade pelas mais diferentes formações (solo, duo, quarteto, quinteto, orquestra), consolidando, assim, uma maneira de expor ideias musicais e impressões sobre a vida.
Para ele, Rossine Ferreira é um excelente compositor pernambucano. “Esse gênero tão importante é a alma do brasileiro. Além disso, é considerado o primeiro gênero musical nascido no Brasil e eu fico muito feliz em homenagear esses grandes compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazaré e Rossine Ferreira”, comentou.
O aposentado Ricardo José, de 69 anos, contou que o evento é uma oportunidade de mostrar às novas gerações a qualidade da música brasileira. “Sempre que posso, venho prestigiar os espetáculos promovidos pelo Conservatório. Eu acho um máximo a disseminação da boa música”, relatou.
“A gente sempre procura divulgar esse gênero musical, que é tão brasileiro e que tem características próprias. Por isso que nós incluímos a realização de oficinas nos vários instrumentos que compõem o choro. Então é uma coisa associada, a gente apresenta a música e, ao mesmo tempo em que prepara os alunos, dá referências a eles desse ritmo”, declarou a gerente geral do CPM, Roseane Hazin.
Confira a programação completa:
Dia 12.04
Workshop “Iniciando no Choro”
Prof.Mauricio Cezar
Participação Especial: Arthur Philipe
Horários: 15h às 16h30
Local: Conservatório Pernambucano de Música
*Público-alvo: Alunos das turmas de Iniciação Musical
Dia 13.04
Oficinas Gerais
Horário: 09h às 12h e de Horário: 13h às 16h
Violão 6/7 cordas: Bozó 7 Cordas
Bandolim e Cavaquinho: Rafael Marques
Instrumentos de Sopro: Adilson Bandeira
Instrumentos de Percussão: Junior Teles
Canto: Dalva Torres
Local: Conservatório Pernambucano de Música
*Inscrições gratuitas na Secretaria do Conservatório de 01 a 12 de abril
Dia 14.04
Oficina Prática de Conjunto* e Roda de Choro
Prof. Mauricio Cezar
Horário: 09h às 12h
Local: Conservatório Pernambucano de Música
Participação livre – Inscrições na Secretaria do Conservatório de 01 a 12 de abril.
Dois Pianos no Choro
Elyanna Caldas e Levi Guedes (piano), Bozó 7 Cordas (violão) e Junior Teles (percussão).
Horário: 16h
Local: Conservatório Pernambucano de Música
Entrada Gratuita
LEIA MAIS
Projeto Diálogos Musicais – Terezinha do Acordeon
Leia Mais
Grupo ‘De igual para igual’ leva música e inclusão ao Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio
Leia Mais
Semana da Música 2024 – Programação
Leia Mais

Semana Internacional do Clarinete de Pernambuco
Leia Mais