Emoção marca audições no PGM Musical

Emoção marca audições no PGM Musical

Emoção, nervosismo, olhar atento e concentração. Esses foram os sentimentos que marcaram as audições do Programa Ganhe o Mundo Musical, ocorridas na última sexta-feira (17), no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Foram selecionados para o exame 40 estudantes dos municípios de Caruaru, Garanhuns, Vitória, Nazaré da Mata, Palmares, Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Floresta, Recife e Região Metropolitana. O resultado dos 10 aprovados será divulgado no dia 04 de abril. Essa foi a última etapa do processo seletivo do Programa.

No canto, os estudantes optaram por músicas de todos os ritmos, nacionais e internacionais. Estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Quintino Bocaiuva, localizada em Camocim de São Felix, a estudante Ingrid Larissa dos Santos, de 16 anos, cantou a música gospel “Quando eu chorar”, de Bianca Karla, e ficou emocionada. “Escolhi essa música para cantar na audição porque ela mexe comigo, é uma música especial. Estar nessa disputa já é uma vitória, mas quero muito ir para o intercâmbio porque sei que isso vai mudar a minha vida e, com certeza, voltarei outra pessoa”, declara.

No contrabaixo acústico, o estudante Alexandre Vinícius, de 14 anos, aluno da EREM Albertina da Costa Soares, localizada em Ipojuca, também estava nervoso, coração acelerando com a aproximação da sua apresentação. “Estou muito ansioso, é uma coisa que todo músico sonha, estudar música em outro país, conhecer novos músicos, esse é meu maior sonho”, fala. Alexandre toca na Orquestra Criança Cidadã há dois anos e escolheu para audição a música de Benedito Marcilo, Sonata In E Minor.

Foto: Alyne Pinheiro/SEE

Também membro da Orquestra Criança Cidadã e estudante da EREM Albertina da Costa Soares, Alessandra Maria da Silva, de 15 anos, não continha a euforia. “É muita emoção para o meu coração, é uma chance única, não sei dizer realmente o que estou sentindo. Me apaixonei pelo violoncelo desde a primeira vez que eu vi e, depois que aprendi a tocar, não larguei mais. Faz parte da minha vida e quero me aperfeiçoar através do intercâmbio”. Alessandra apresentou no violoncelo a música “Dança das Bruxas”, de Nicolo Paganini.

Os estudantes e a comissão técnica que participavam da seleção tiveram um momento de contemplação, com a apresentação do pós-intercambista do PGM Musical Renan Silva (instrumento: Trompa de Harmonia). Ele esteve na audição também para contar aos demais estudantes sua experiência durante o intercâmbio no Canadá, em 2016. “É sempre bom trocar experiência e ouvir um pouco da história de quem já esteve lá (no Canadá). Muitos estudantes conversaram comigo, curiosos para saber sobre o dia a dia”, disse.

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Projeto Diálogos Musicais – Terezinha do Acordeon

Na última edição do Diálogos Musicais de 2024, contaremos com a participação de Terezinha do Acordeon e do Prof. Dr ...
Leia Mais
/ Eventos

Grupo ‘De igual para igual’ leva música e inclusão ao Centro de Convivência Recomeço Fátima Caio

O Conservatório Pernambucano de Música, por meio de seu Núcleo de Educação Musical Inclusiva (NEMUSI), realizou uma emocionante apresentação do ...
Leia Mais
/ Notícias

Semana da Música 2024 – Programação

Semana da Música 2024 do Conservatório Pernambucano de Música: Uma Jornada de Música, Cultura e Conhecimento No período de 18 ...
Leia Mais
/ Eventos

Semana Internacional do Clarinete de Pernambuco

O Conservatório Pernambucano de Música tem o prazer de convidar vocês para a Semana Internacional do Clarinete de Pernambuco no ...
Leia Mais
/ Eventos