Natural do Recife, Thays Guerra iniciou seus estudos de violino aos 10 anos no Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Fez parte das classes dos professores Carla Gadelha, Emmanuel de Carvalho e Ademar Rocha, além de participar dos grupos musicais representativos do CPM, concluindo o curso técnico em Violino no ano de 2016.
Em 2017 ingressou na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), para cursar a licenciatura em Música com habilitação em Violino, fazendo parte da Sinfonieta UFPE.
Pós-graduada em Musicoterapia, ingressou na temporada 2022 da Orquestra Jovem da Paraíba, como violinista, e em 2023 no mestrado em Educação Musical na UFPE. Atualmente integra o corpo docente do Conservatório Pernambucano de Música, como professora de Violino.