O Conservatório Pernambucano de Música realiza, entre os dias 6 e 9 de maio, o Festival Valdemar de Oliveira, uma programação gratuita dedicada à vida e à obra de um dos nomes mais importantes da cultura musical pernambucana. O evento conta com palestras, recitais e apresentações que exploram diferentes facetas do compositor, médico e dramaturgo que marcou a história da música no estado.
A abertura acontece nesta terça-feira (6), às 19h30, com a palestra “Vida e Obra de Valdemar de Oliveira”, ministrada por Thiana Santos, Sérgio Deslandes e Janete Florencio, seguida por um recital de piano com Fernando Müller, no Estúdio do CPM.
Na quarta-feira (7), a discussão girará em torno da contribuição de Valdemar para a música popular, com a explanação “O estudioso e compositor de frevos e músicas populares”, conduzida por Climério de Oliveira e Marcos FM. A noite contará ainda com apresentação da Banda Sinfônica do CPM, sob regência de Thiago de Sá, no Auditório É do Povo, localizado no Museu Cais do Sertão.
Na quinta (8), o público terá a oportunidade de conhecer mais sobre as operetas de Valdemar de Oliveira, gênero que o artista ajudou a consolidar no Brasil. A palestra será ministrada pelo pesquisador Sergio Deslandes, com participação do Coro de Câmara do CPM, regido por Mônica Muniz, e narração de Thiana Santos, novamente no Estúdio do CPM.
Encerrando o festival na sexta-feira (9), o público poderá conferir a palestra “A obra para canto-piano de Valdemar de Oliveira”, com Nadja Sousa, e interpretações de canções do compositor com os solistas Ailton Ramos, Avner Raniery Camila Fernandes, Hadassa Rossiter e Yane Ramalho.
															
															