Alberto Gonçalves Guerra, natural de Recife/PE, é Licenciado e Pós Graduado em Ensino Coletivo de Música pelo Claretiano Centro Universitário. Iniciou seus estudos musicais com a Prof.ª Guiomar Ribas, com quem concluiu sua formação Técnico em Flauta Doce no Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife (CPCMR).
Ministrou aulas de Flauta Doce no Seminário Teológico Batista, orientado e coordenado pela Prof.ª Drª Lourdes Nogueira. Foi aluno da Prof.ª Ilma Lira (UFPE), na Escolinha de Artes do Recife onde também ministrou aulas de Flauta Doce, Prof. de Flauta Doce e Educação Musical na Escola de Música Miriam Ramalho, Professor Coordenador do curso de Iniciação Musical da Banda 22 de Novembro em Paudalho/PE. Criou o Projeto Musical Iniciação a Flauta Doce na Capela de São João Batista (Alto do Céu em Beberibe), onde dirigiu e ministrou aulas de Iniciação Musical e Flauta doce.
Atualmente é Professor de Flauta Doce do Conservatório Pernambucano de Música nas disciplinas Flauta Doce, dos Cursos de iniciação Musical, Regular e Técnico, Música de Câmara/Prática de Conjunto – Música Antiga. A partir das aulas de Pratica de Conjunto, em 1994 criou a Orquestra de Flauta Doce, que em 1996 passou a se chamar grupo ALLEGRETTO sendo desde sua criação diretor musical e artístico do referido grupo que passou a ser um “Grupo representativo do Conservatório Pernambucano de Música”.
Participou de todos os Encontros de Música Antiga – Recife/Olinda: Nas Classes de Flauta Doce dos Professores: Cléa Galhano (Brasil/Estados Unidos); Laurence Pottier (França); Dança da Renascença e Viola da Gamba Prof. Mario Orlando (Brasil) e Homero Magalhães Filho (Brasil); Flauta Doce e Dança Renascentista com Helder
Parente (Brasil); CIVEBRA em Brasília; Masterclass com o Prof. Jordi Savall (Espanha). Desde o final setembro de 2024, foi convidado pelo Padre Wesley Souza, para participar da reabertura da Igreja Matriz de Fernando de Noronha e pela Jornalista e Produtora Elô Araújo, para dirigir e preparar o Primeiro Concerto Natalino do Arquipélago de Fernando de Noronha que será realizado nos dias 20 e 21 de dezembro do corrente ano com a participação do Grupo Allegretto.
Em dezembro de 2024 foi convidado pela Jornalista Elô Araujo para ficar encargo da organização do 1º Concerto Natalino do arquipélago de Fernando de Noronha. Foi convidado a celebrar o Evento organizado pela Administração do arquipélago de Fernando de Noronha em parceria com a Casa de Justiça e Cidadania com Apoio do Tribunal de Justiça de Pernambuco celebrando o sexto Casamento Coletivo de Noronha. E participou, também, da reabertura da Igreja Matriz de Nossa
Senhora dos Remédios à convite do Padre Wesley.
