CPM traz Cristian Budu para encerrar Semana da Música no Teatro Santa Isabel

CPM traz Cristian Budu para encerrar Semana da Música no Teatro Santa Isabel

Após o momento mais crítico da pandemia, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) retoma suas atividades presenciais. E para marcar essa data e encerrar as apresentações da Semana da Música do CPM, o palco escolhido foi o Teatro Santa Isabel. Nesta sexta-feira (26), o teatro lotou as cabines e recebeu uma apresentação especial do pianista Cristian Budu, um grande nome da nova geração da música clássica.

Cristian representa o Brasil juntamente com Nelson Freire na ultra-seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” e re úne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin da história. No repertório escolhido pelo músico para a ocasião, estavam obras de Heitor Vila Lobos, Claude Debussy e os 24 prelúdios OP28 de Frédéric Chopin. “É uma emoção muito grande estar de volta a Recife, nesse momento em que, graças a Deus, estamos caminhando ao fim da pandemia. Poder voltar a tocar, subir nos palcos, olhar a plateia, tem um significado muito especial. Estar aqui, realizando essa apresentação para a Semana da Música do Conservatório é sem dúvida um momento ímpar. Estou muito feliz”, afirmou o pianista Cristian Budu.

“É muito bom poder assistir um espetáculo como esse. Passamos por tempos difíceis e ainda estamos passando, mas, graças a Deus, já é possível viver novamente esses momentos junto ao Conservatório, que é uma escola de música que eu tanto admiro”, disse Maria das Neves, espectadora.

“A Semana da Música do Conservatório Pernambucano de Música tornou-se, ao longo dos anos, uma certeza de bons espetáculos e de surpresas compensadoras. A pandemia não impediu que fizéssemos uma programação virtual de alto nível e nossa programação de 2021, mesclando recitais presenciais e virtuais, apresenta atrações insuperáveis. Cristian Budu é um artista de nível internacional, com trânsito livre nas mais importantes salas de concerto do mundo, e seu concerto é a jóia numa semana de excelentes eventos”, declara Rose Hazin, gerente do CPM.

 

Resumo do artista

Citado no Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade“, Cristian é vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, incluindo prêmios do público e da jovem crítica. Recentemente também ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (APCA), Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha), e na Gramophone, principal veículo da crítica internacional, entrou para as ultra-seletas listas “Top 10 Recent Beethoven Recordings” e “Top 10 Chopin Recordings”, que incluem gravações históricas de Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires e Dinu Lipatti. 

Concertos e convites recentes incluem duos com Renaud Capuçon e Antonio Meneses, música de câmara com músicos da Orquestra Filarmônica de Berlim, concerto com Orquestra de Câmara de Lausanne e recital solo no Verbier Festival. Já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, e em salas como Jordan Hall, Liederhalle, KKL, LAC de Lugano e Ateneu de Bucareste. Seu último CD solo ganhou prêmios como “Editor’s Choice”, na Gramophone, e “5-Diapasons”. Nos EUA, integrou um quarteto de música brasileira que venceu o Honors Competition do NEC, em Boston, e no Brasil, é criador do projeto de saraus Pianosofia.

 

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Audição de Canto Coral – Passeio no Zoológico

É com grande alegria que convidamos vocês para uma noite cheia de encanto e harmonia na nossa Audição de Canto ...
Leia Mais
/ Eventos

(sem título)

🎶🎼🎶 Olá pessoal, fiquem atentos as datas das próximas inscrições para o PROCESSO SELETIVO DE NOVOS ESTUDANTES 👉🏼 03 A ...
Leia Mais
/ Notícias

Recital – Duo Cláudia Pinto e Luciana Brito – Para Crianças e família

No próximo sábado, 18.05, teremos recital com o Duo Cláudia Pinto e Luciana Brito (Clarinete e Piano). Serão duas seções, ...
Leia Mais
/ Eventos

Roda de Conversa – Glaucia Nasser

Amanhã, 14 de maio, às 17h, receberemos a “Roda de conversa diálogo e reflexão sobre a influência de João Pernambuco ...
Leia Mais
/ Eventos, Imagem