Hamiltom de Holanda abre festival de música em comemoração ao Dia Nacional do Choro
Hamiltom de Holanda abre festival de música em comemoração ao Dia Nacional do Choro
O bandolinista Hamilton de Holanda abriu, nesta quinta-feira (11), o festival de música em comemoração ao Dia Nacional do Choro, no Teatro de Santa Isabel, no Recife. A atração fez parte das comemorações do gênero, que há 10 anos são promovidas pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Nesta edição, o bandolinista pernambucano Rossini Ferreira foi o grande homenageado. O evento tem como objetivo ampliar o interesse do público, capacitando músicos profissionais e amadores. Até o próximo domingo (14), haverá workshops, oficinas e apresentações com entrada gratuita, no CPM.
A abertura das comemorações contou ainda com participação especial da Orquestra Matéria Prima e da cantora pernambucana Dalva Torres. No repertório, músicas consagradas como Ansiedade e Lembranças do Recife, de Rossini Ferreira e Capricho de Rafael e Balaio, de Hamilton de Holanda, que também fez uma apresentação solo.
Hamilton de Holanda tem 41 anos – sendo 36 de carreira – e carrega na bagagem a fusão do incentivo familiar com o bacharelado em composição pela Universidade de Brasília (UnB) e a prática das rodas de choro e samba. Essa identidade o permite transitar com tranquilidade pelas mais diferentes formações (solo, duo, quarteto, quinteto, orquestra), consolidando, assim, uma maneira de expor ideias musicais e impressões sobre a vida.
Para ele, Rossine Ferreira é um excelente compositor pernambucano. “Esse gênero tão importante é a alma do brasileiro. Além disso, é considerado o primeiro gênero musical nascido no Brasil e eu fico muito feliz em homenagear esses grandes compositores como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazaré e Rossine Ferreira”, comentou.
O aposentado Ricardo José, de 69 anos, contou que o evento é uma oportunidade de mostrar às novas gerações a qualidade da música brasileira. “Sempre que posso, venho prestigiar os espetáculos promovidos pelo Conservatório. Eu acho um máximo a disseminação da boa música”, relatou.
“A gente sempre procura divulgar esse gênero musical, que é tão brasileiro e que tem características próprias. Por isso que nós incluímos a realização de oficinas nos vários instrumentos que compõem o choro. Então é uma coisa associada, a gente apresenta a música e, ao mesmo tempo em que prepara os alunos, dá referências a eles desse ritmo”, declarou a gerente geral do CPM, Roseane Hazin.
Confira a programação completa:
Dia 12.04
Workshop “Iniciando no Choro”
Prof.Mauricio Cezar
Participação Especial: Arthur Philipe
Horários: 15h às 16h30
Local: Conservatório Pernambucano de Música
*Público-alvo: Alunos das turmas de Iniciação Musical
Dia 13.04
Oficinas Gerais
Horário: 09h às 12h e de Horário: 13h às 16h
Violão 6/7 cordas: Bozó 7 Cordas
Bandolim e Cavaquinho: Rafael Marques
Instrumentos de Sopro: Adilson Bandeira
Instrumentos de Percussão: Junior Teles
Canto: Dalva Torres
Local: Conservatório Pernambucano de Música
*Inscrições gratuitas na Secretaria do Conservatório de 01 a 12 de abril
Dia 14.04
Oficina Prática de Conjunto* e Roda de Choro
Prof. Mauricio Cezar
Horário: 09h às 12h
Local: Conservatório Pernambucano de Música
Participação livre – Inscrições na Secretaria do Conservatório de 01 a 12 de abril.
Dois Pianos no Choro
Elyanna Caldas e Levi Guedes (piano), Bozó 7 Cordas (violão) e Junior Teles (percussão).
Horário: 16h
Local: Conservatório Pernambucano de Música
Entrada Gratuita
LEIA MAIS

CPM abre processo seletivo para Cursos Técnicos 2024.1
Leia Mais

CPM realizará show em alusão ao Dia do Choro no Teatro de Santa Isabel
Leia Mais

CPM realiza terceira edição do projeto Mulheres na Música: Precisamos tocar nesse assunto
Leia Mais

ESTUDANTES VETERANOS E NOVATOS DO CPM
Leia Mais