Fachada do CPM

NOTÍCIAS


Conservatório promove seminário em homenagem a José Carrión

Roberta Francine

Em homenagem aos 20 anos da morte do violonista hispano-brasileiro, José Carrión, a secretaria de Educação (SE), através do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), realiza de 24 a 28 de novembro, o I Seminário de Violão José Carrion. Para as palestras e as masterclasses é preciso uma inscrição prévia que poderá ser efetuada até o dia 20 de novembro, neste site ou na sede do CPM. As inscrições são gratuitas.

Durante o seminário os participantes contarão com recitais, masterclasses e palestras. As palestras serão ministradas por artistas e professores como Guilherme Calzavara, João Raone, Djalma Marques, Henrique Annes, Vital Joffily, Antônio Madureira, Edílson Eulálio, Napoleão Costa Lima e o luthier Lúcio Jacob.

A abertura acontecerá, dia 24, às 19h30, no Teatro Beberibe, Centro de Convenções, em Olinda. No hall de entrada do teatro, a partir das 19h haverá a exposição José Carrión (Memorial) e as apresentações: “Concerto para Violão e pequena Orquestra” de H. Villa-Lobos, com o solista Guilherme Calzavara do CPM; o “Concerto de Aranjuez para Violão e Orquestra” de J. Rodrigo, com João Raone, solista da UFRN; e a Orquestra Sinfônica Jovem do CPM, sob a regência do maestro José Renato Accioly.

José Carrión Domingues construiu uma sólida formação musical. Além de ser violonista, violoncelista, pianista e compositor, foi o mais importante e influente mestre do violão no Nordeste, tendo ensinado diversas gerações que hoje atuam como concertistas e professores em todo o Brasil. Mais informações sobre sua carreira,clique aqui