CPM traz Cristian Budu para encerrar Semana da Música no Teatro Santa Isabel

CPM traz Cristian Budu para encerrar Semana da Música no Teatro Santa Isabel

Após o momento mais crítico da pandemia, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM) retoma suas atividades presenciais. E para marcar essa data e encerrar as apresentações da Semana da Música do CPM, o palco escolhido foi o Teatro Santa Isabel. Nesta sexta-feira (26), o teatro lotou as cabines e recebeu uma apresentação especial do pianista Cristian Budu, um grande nome da nova geração da música clássica.

Cristian representa o Brasil juntamente com Nelson Freire na ultra-seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” e re úne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin da história. No repertório escolhido pelo músico para a ocasião, estavam obras de Heitor Vila Lobos, Claude Debussy e os 24 prelúdios OP28 de Frédéric Chopin. “É uma emoção muito grande estar de volta a Recife, nesse momento em que, graças a Deus, estamos caminhando ao fim da pandemia. Poder voltar a tocar, subir nos palcos, olhar a plateia, tem um significado muito especial. Estar aqui, realizando essa apresentação para a Semana da Música do Conservatório é sem dúvida um momento ímpar. Estou muito feliz”, afirmou o pianista Cristian Budu.

“É muito bom poder assistir um espetáculo como esse. Passamos por tempos difíceis e ainda estamos passando, mas, graças a Deus, já é possível viver novamente esses momentos junto ao Conservatório, que é uma escola de música que eu tanto admiro”, disse Maria das Neves, espectadora.

“A Semana da Música do Conservatório Pernambucano de Música tornou-se, ao longo dos anos, uma certeza de bons espetáculos e de surpresas compensadoras. A pandemia não impediu que fizéssemos uma programação virtual de alto nível e nossa programação de 2021, mesclando recitais presenciais e virtuais, apresenta atrações insuperáveis. Cristian Budu é um artista de nível internacional, com trânsito livre nas mais importantes salas de concerto do mundo, e seu concerto é a jóia numa semana de excelentes eventos”, declara Rose Hazin, gerente do CPM.

 

Resumo do artista

Citado no Gramophone como “um pianista impactantemente original, com maturidade e compreensão musicais de causar inveja em colegas com o dobro de sua idade“, Cristian é vencedor do renomado Concurso Internacional Clara Haskil, incluindo prêmios do público e da jovem crítica. Recentemente também ganhou prêmios como Instrumentista do Ano (APCA), Melhor Concerto do Ano (Guia da Folha), e na Gramophone, principal veículo da crítica internacional, entrou para as ultra-seletas listas “Top 10 Recent Beethoven Recordings” e “Top 10 Chopin Recordings”, que incluem gravações históricas de Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires e Dinu Lipatti. 

Concertos e convites recentes incluem duos com Renaud Capuçon e Antonio Meneses, música de câmara com músicos da Orquestra Filarmônica de Berlim, concerto com Orquestra de Câmara de Lausanne e recital solo no Verbier Festival. Já solou à frente da Orquestra Sinfônica de Lucerna, Orquestre de la Suisse Romande, Orquestra Sinfônica da Rádio de Stuttgart, e em salas como Jordan Hall, Liederhalle, KKL, LAC de Lugano e Ateneu de Bucareste. Seu último CD solo ganhou prêmios como “Editor’s Choice”, na Gramophone, e “5-Diapasons”. Nos EUA, integrou um quarteto de música brasileira que venceu o Honors Competition do NEC, em Boston, e no Brasil, é criador do projeto de saraus Pianosofia.

 

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Conservatório Pernambucano de Música abre inscrições para técnicos

Conservatório Pernambucano de Música abre inscrições para cursos técnicos Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2022

PROGRAMAÇÃO SETEMBRO 2022  Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Eventos, Notícias, Imagem

Programação do CPM no FIG 2022

Programação do CPM no FIG 2022 Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais

COMUNICADO SOBRE PAGAMENTOS E MATRÍCULA 2022.2 DO CPM

COMUNICADO SOBRE PAGAMENTOS E MATRÍCULA 2022.2 DO CPM Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias