Músicas de época encerram mais um dia de apresentações da Semana da Música do CPM

  Músicas de época encerram mais um dia de apresentações da Semana da Música do CPM

Dentro das comemorações da Semana da Música do Conservatório Pernambucano de Música (CPM), a quinta-feira (21) foi repleta de atividades. Escutas de frevo com especialistas, cursos, palestras e apresentações musicais preencheram o dia da escola de música. Principal atração do dia, o grupo Alegretto fechou a noite com um repertório de músicas medievais, barrocas e renascentistas e encantou a plateia. A apresentação foi no Auditório Cussy de Almeida, no CPM. 

O grupo nasceu no CPM em 1996, oriundo da classe de prática de conjunto de flauta doce. As apresentações contam,  além dos figurinos que representam a época medieval, com cópias de instrumentos de época como flautas doces, alaúde, vihuela e guitarra renascentista, viola da gamba, krummhorn e instrumentos de percussão. Tudo isso acompanhado de um quarteto vocal misto. E todo esse aparato musical faz com que a plateia tenha uma experiência única com as obras de Thoinot Arbeau, Jacob Van Eyck, Claude Gervaise e Michael Praetorius. 

“Somos um grupo representativo do Conservatório, são mais de 20 anos realizando apresentações e é sempre muito prazeroso participar das ações do CPM.  A semana da música é um evento de extrema importância, não só para os músicos, mas também para quem aprecia uma boa música, é uma semana recheada de apresentações com grandes artistas e o Alegretto se sente privilegiado em fazer parte dessa história”, pontuou o diretor musical e percussionista do grupo, Alberto Guerra. 

O olhar atento e encantado da plateia mostrava o tamanho da admiração que traz a união das músicas e dos figurinos e retratam com perfeição os períodos interpretados. “É impressionante. Como é bonito de ver a perfeição que eles tocam. Estou encantada”, disse Ana Lúcia. Também admirado com a apresentação, Luiz Augusto, é telespectador assíduo das apresentações do CPM e do grupo Alegretto. “Já vi o Alegretto algumas vezes porque também sou músico e gosto de estar presente nas ações do Conservatório, mas a sensação é sempre a mesma, de encantamento. Eles estão de parabéns”, disse. 

A Semana da música segue até este sábado (23). A programação desta sexta-feira (22) começa às 14h e conta com oficinas e shows musicais. 

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Ex-participantes do The Voice participam da 12ª Semana da Música

Ex-participantes do The Voice participam da 12ª Semana da Música Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

Conservatório encerra mais uma edição da Semana da Música

 Conservatório encerra mais uma edição da Semana da Música Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

Músicas de época encerram mais um dia de apresentações da Semana da Música do CPM

  Músicas de época encerram mais um dia de apresentações da Semana da Música do CPM Dentro das comemorações da Semana ...
Leia Mais
/ Notícias

CPM inicia a 12ª Semana de Música

CPM inicia a 12ª Semana de Música Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias