Emoção marca noite de abertura do Festival Heitor Villa-Lobos

Emoção marca noite de abertura do Festival Heitor Villa-Lobos

A emoção tomou conta da noite de abertura do Festival Heitor Villa-Lobos, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Palestras e concertos com obras do homenageado encantaram o público presente. A programação trouxe ainda o lançamento do livro “Saudações Musicais”, da

Dra. Amarilis de Rebuá. O festival continua nesta terça (31) e quarta-feira (1º). A entrada é gratuita. 

Palestrando sobre as obras e a vida de Villa-Lobos, Amarílis, que lembrou os 130 anos do compositor carioca, destacou ainda seus estudos em solfejo, teoria musical, clarineta e violoncelo. Este último na companhia do pai, Raul Villa-Lobos. Ela conversou ainda sobre a última viagem de Heitor ao Nordeste, em 1951, ocasião em que palestrou sobre a importância de sentir o que vem do coração, no Teatro Santa Rosa, em João Pessoa. O ponto alto da palestra foi a emoção do público ao ouvir uma gravação original de Villa-Lobos.

O livro “Sudações Musicais” é o primeiro livro de uma trilogia que fala sobre a obra vocal de Villa-Lobos e sobre suas 130 composições. “Esse livro é um marco na história dos estudos sobre a obra de Villa-Lobos. É o primeiro! Levei 10 anos estudando sobre ele para que eu pudesse ter uma avaliação geral. Nos outros dois livros que completam a trilogia, serão apresentados dois ciclos, um na época da semana de 22 com Modernismo e, na sequência, o Nacionalismo com as canções que ele compôs. O Festival é uma grande lembrança. Aqui, os músicos estão reunidos para comemorar a obra dele. E isso é magnifico”, fala Rebuá.

Para a professora de Oboé e Iniciação Musical do CPM, Roberta Belo, o Festival é uma grande oportunidade para lembrar a grande importância de Heitor Villa-Lobos no cenário brasileiro. “Homenagear esse grande compositor é maravilhoso. Ele é um Papa na composição nacional. Villa-Lobos veio para desbravar uma escrita mais nacionalista, veio para escrever pensando no que se tem dentro da cultura brasileira. Ele pensou tanto na música e no ensino, que deixou um imenso legado para os estudantes de música”, ressalta Roberta.

O concerto apresentado por Amarilis contou com as participações especiais de Levi Guedes e Elyanna Caldas. Nesta terça, a programação traz um concerto de piano com a participação de Andréia Rocha, Caio Alves de Maria, Raíra Cavalcanti e Fernando Müller. A apresentação começa às 19h30, no Auditório Cussy de Almeida.

Veja mais fotos aqui

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Confira a agenda do mês de Junho

Confira a agenda do mês de Junho Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Eventos

Grupo confluir faz apresentação no hall do Palácio do Campo das Princesas

Grupo confluir faz apresentação no hall do Palácio do Campo das Princesas Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias, Sem categoria

CPM recebe Nicolas Krassik no projeto Quartas Musicais

CPM recebe Nicolas Krassik no projeto Quartas Musicais Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

Inácio Habegger, ex-estudante do CPM, é premiado na Suíça

Inácio Habegger, ex-estudante do CPM, é premiado na Itália Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias