Emoção marca noite de abertura do Festival Heitor Villa-Lobos

Emoção marca noite de abertura do Festival Heitor Villa-Lobos

A emoção tomou conta da noite de abertura do Festival Heitor Villa-Lobos, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM). Palestras e concertos com obras do homenageado encantaram o público presente. A programação trouxe ainda o lançamento do livro “Saudações Musicais”, da

Dra. Amarilis de Rebuá. O festival continua nesta terça (31) e quarta-feira (1º). A entrada é gratuita. 

Palestrando sobre as obras e a vida de Villa-Lobos, Amarílis, que lembrou os 130 anos do compositor carioca, destacou ainda seus estudos em solfejo, teoria musical, clarineta e violoncelo. Este último na companhia do pai, Raul Villa-Lobos. Ela conversou ainda sobre a última viagem de Heitor ao Nordeste, em 1951, ocasião em que palestrou sobre a importância de sentir o que vem do coração, no Teatro Santa Rosa, em João Pessoa. O ponto alto da palestra foi a emoção do público ao ouvir uma gravação original de Villa-Lobos.

O livro “Sudações Musicais” é o primeiro livro de uma trilogia que fala sobre a obra vocal de Villa-Lobos e sobre suas 130 composições. “Esse livro é um marco na história dos estudos sobre a obra de Villa-Lobos. É o primeiro! Levei 10 anos estudando sobre ele para que eu pudesse ter uma avaliação geral. Nos outros dois livros que completam a trilogia, serão apresentados dois ciclos, um na época da semana de 22 com Modernismo e, na sequência, o Nacionalismo com as canções que ele compôs. O Festival é uma grande lembrança. Aqui, os músicos estão reunidos para comemorar a obra dele. E isso é magnifico”, fala Rebuá.

Para a professora de Oboé e Iniciação Musical do CPM, Roberta Belo, o Festival é uma grande oportunidade para lembrar a grande importância de Heitor Villa-Lobos no cenário brasileiro. “Homenagear esse grande compositor é maravilhoso. Ele é um Papa na composição nacional. Villa-Lobos veio para desbravar uma escrita mais nacionalista, veio para escrever pensando no que se tem dentro da cultura brasileira. Ele pensou tanto na música e no ensino, que deixou um imenso legado para os estudantes de música”, ressalta Roberta.

O concerto apresentado por Amarilis contou com as participações especiais de Levi Guedes e Elyanna Caldas. Nesta terça, a programação traz um concerto de piano com a participação de Andréia Rocha, Caio Alves de Maria, Raíra Cavalcanti e Fernando Müller. A apresentação começa às 19h30, no Auditório Cussy de Almeida.

Veja mais fotos aqui

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

CPM dá início às comemorações da Semana da Música

CPM dá início às comemorações da Semana da Música ...
Leia Mais
/ Notícias

Shows, recitais e seminários integram programação da Semana da Música no CPM

Shows, recitais e seminários integram programação da Semana da Música no CPM ...
Leia Mais
/ Notícias

Música autoral invadiu o Palácio das Princesas neste domingo (12)

Música autoral invadiu o Palácio das Princesas neste domingo (12) ...
Leia Mais
/ Notícias

Alexandre Rodrigues é a atração do projeto Música no Palácio

Alexandre Rodrigues é a atração do projeto Música no Palácio ...
Leia Mais
/ Notícias