Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

O terceiro dia de apresentações do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM), foi regado a muito frevo. Além dos shows do Maestro Spok e da Orquestra Quebramar, o público conferiu ainda o lançamento do livro “Arranjando Frevo-de-rua”, primeira obra didática destinada às orquestras, do músico Marcos Ferreira Mendes, mais conhecido como Marcos FM.

Imagens: Gil Menezes

O livro surgiu quando o músico e pesquisador Marcos FM foi convidado para ministrar um curso de arranjo para frevo de rua e observou que não existia um material que ajudasse os alunos a entender e exercitar, a escrita e a elaboração de arranjos para frevo de rua. “É um prazer estar aqui nesse encontro e, principalmente, lançar este livro, o primeiro livro da história que trata das escritas para as orquestras de frevo. No ano em que é comemorado os 110 anos do frevo, esta obra chega para ajudar os estudantes a terem uma instrução, seguindo o passo a passo que o livro apresenta”, declara. O músico já iniciou o trabalho de um segundo livro, desta vez tratando o frevo canção e, posteriormente, iniciará a elaboração do terceiro, abordando o frevo de bloco.

A orquestra Quebramar e o maestro Spok levantaram a plateia com o autêntico frevo de rua. “Este é um evento que ajuda muito a mostrar que o frevo se escuta o ano inteiro, o Conservatório está contribuindo muito para isso. Este livro é fantástico, é uma grande oportunidade para aprender um pouco mais sobre o ritmo. Marcos FM está sendo um marco em nosso estado, sem sombra de dúvidas”, pontua George Rocha, percussionista da Quebramar.

O músico, etnomusicólogo e professor do CPM, Climério de Oliveira, assinou o prefácio do livro e se sente honrado em participar ativamente da construção desse trabalho. “O livro é mais do que um método de arranjo, é um trabalho muito. É um livro que preenche uma demanda reprimida desde que o frevo é frevo, esta é uma ação pioneira. Fico muito grato em colaborar com esse trabalho”, conclui.

O encerramento o III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo acontece nesta sexta-feira (04), com a mesa redonda “Caminhos do Frevo – presente, passado e futuro”. Participam da conversa Getúlio Cavalcanti, Jota Michiles, Marcos FM, Henrique Albino e os maestros Spok, Duda, Ademir Araújo e Edson Rodrigues. Após a mesa, tem show com Maestro Duda e Orquestra.

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Bandas de PE passa por Sairé com oficinas de música

Bandas de PE passa por Sairé com oficinas de música ...
Leia Mais
/ Notícias

Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 anos no Teatro Santa Isabel

Conservatório Pernambucano de Música celebra 87 anos no Teatro Santa Isabel ...
Leia Mais
/ Notícias

CPM encerra 3ª edição do Encontro pernambucano da prática instrumental do Frevo

CPM encerra 3ª edição do Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo ...
Leia Mais
/ Notícias

Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo O terceiro ...
Leia Mais
/ Notícias