Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

Shows e lançamento de livro marcam a terceira noite do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo

O terceiro dia de apresentações do III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo, realizado pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM), foi regado a muito frevo. Além dos shows do Maestro Spok e da Orquestra Quebramar, o público conferiu ainda o lançamento do livro “Arranjando Frevo-de-rua”, primeira obra didática destinada às orquestras, do músico Marcos Ferreira Mendes, mais conhecido como Marcos FM.

Imagens: Gil Menezes

O livro surgiu quando o músico e pesquisador Marcos FM foi convidado para ministrar um curso de arranjo para frevo de rua e observou que não existia um material que ajudasse os alunos a entender e exercitar, a escrita e a elaboração de arranjos para frevo de rua. “É um prazer estar aqui nesse encontro e, principalmente, lançar este livro, o primeiro livro da história que trata das escritas para as orquestras de frevo. No ano em que é comemorado os 110 anos do frevo, esta obra chega para ajudar os estudantes a terem uma instrução, seguindo o passo a passo que o livro apresenta”, declara. O músico já iniciou o trabalho de um segundo livro, desta vez tratando o frevo canção e, posteriormente, iniciará a elaboração do terceiro, abordando o frevo de bloco.

A orquestra Quebramar e o maestro Spok levantaram a plateia com o autêntico frevo de rua. “Este é um evento que ajuda muito a mostrar que o frevo se escuta o ano inteiro, o Conservatório está contribuindo muito para isso. Este livro é fantástico, é uma grande oportunidade para aprender um pouco mais sobre o ritmo. Marcos FM está sendo um marco em nosso estado, sem sombra de dúvidas”, pontua George Rocha, percussionista da Quebramar.

O músico, etnomusicólogo e professor do CPM, Climério de Oliveira, assinou o prefácio do livro e se sente honrado em participar ativamente da construção desse trabalho. “O livro é mais do que um método de arranjo, é um trabalho muito. É um livro que preenche uma demanda reprimida desde que o frevo é frevo, esta é uma ação pioneira. Fico muito grato em colaborar com esse trabalho”, conclui.

O encerramento o III Encontro Pernambucano da Prática Instrumental do Frevo acontece nesta sexta-feira (04), com a mesa redonda “Caminhos do Frevo – presente, passado e futuro”. Participam da conversa Getúlio Cavalcanti, Jota Michiles, Marcos FM, Henrique Albino e os maestros Spok, Duda, Ademir Araújo e Edson Rodrigues. Após a mesa, tem show com Maestro Duda e Orquestra.

Compartilhe nas redes sociais

LEIA MAIS

Quarteto de Acordeon atrai público no Palácio do Campo das Princesas

Quarteto de Acordeon atrai público no Palácio do Campo das Princesas Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias

Confira a agenda do mês de Junho

Confira a agenda do mês de Junho Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Eventos

Grupo confluir faz apresentação no hall do Palácio do Campo das Princesas

Grupo confluir faz apresentação no hall do Palácio do Campo das Princesas Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias, Sem categoria

CPM recebe Nicolas Krassik no projeto Quartas Musicais

CPM recebe Nicolas Krassik no projeto Quartas Musicais Compartilhe nas redes sociaisFacebookTwitterGoogle+ ...
Leia Mais
/ Notícias